sábado, janeiro 21, 2012

Símbolos do periodo áureo da Borracha sob ameaça

Diário do Pará
CDP quer tirar galpões para fazer estacionamento

Dois dos símbolos do período áureo da Borracha e da própria história da cidade, dois galpões de ferro da Companhia Docas do Pará (CDP), estão sob a ameaça de desmonte para darem lugar a um estacionamento de contêineres.

Convite para inauguração do Porto.
FONTE: "Belém da Saudade"


A decisão de desmontar os armazéns 11 e 12 já mobilizou o Ministério Público do Estado que, por meio da promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultura, entrou com uma ação para evitar o desmonte dos galpões que são tombados há mais de 10 anos pelo Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado do Pará (DPHAC). A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) também impetrou ação na Justiça para impedir o desmonte dos galpões.

O promotor de Justiça Bendito Wilson Sá informou que a ação pública objetiva impedir o desmonte do patrimônio histórico e cultural, referindo-se aos dois armazéns. O promotor acrescentou que a União demonstrou interesse na ação e que o juiz responsável declinou da competência encaminhou para a Justiça Federal. “Infelizmente nós estamos assistindo de braços cruzados à falta de carinho para Belém, que está para perder um de seus marcos históricos”, critica.

PERÍODO HISTÓRICO

Benedito Wilson Sá argumenta que os armazéns do porto de Belém representam no Estado do Pará o período histórico da Revolução Industrial. “É um exemplo vivo da plenitude desse momento histórico da humanidade”, afirmou. “O objetivo alegado pela CDP não justifica tamanha mazela histórica, alegando que os armazéns atrapalham o desenvolvimento do porto. É simplesmente iludir a população acerca de uma atividade extremamente onerosa e que ao longo do tempo vem trazendo prejuízos para o povo brasileiro”.

O promotor baseia suas declarações em um relatório publicado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e acrescenta. “A CDP é deficitária e o que ela afere de ativos não dá nem para pagar seus funcionários, fora que já foi alvo de diversas ações de corrupção”.

Benedito Sá diz ainda que se a CDP tivesse a mínima preocupação com a cidade de Belém, deveria transferir suas atividades para os portos da Sotave, na ilha de Outeiro, ou ainda para Vila do Conde, em Barcarena. “Assim deixavam os armazéns ao logo da Castilhos França para que pudéssemos construir um estabelecimento necessário ao turismo receptivo em Belém”, justificou.

O secretário de Cultura, o arquiteto Paulo Roberto Chaves Fernandes, também criticou a decisão da CDP. Paulo Chaves também lembrou que as edificações são tombadas como patrimônio do Estado. “Esses armazéns remontam do período da borracha, fazem parte do patrimônio e da história da cidade”.

“Esta área portuária está localizada dentro da cidade. Não tem mais expansão. Qualquer incremento em área portuária aumenta o número de carretas, gerando mais engarrafamentos e com isso mais problemas para a cidade. Não se encontrou em tempo hábil uma solução, mas tem de se encontrar uma solução definitiva para o problema”,

MEIA-SOLA

Paulo Chaves aponta como soluções para a ampliação da área de contêineres da CDP seria o porto de Vila do Conde, que já concentra 45% das atividades da empresa. Outra alternativa seria a construção do porto do Espadarte, no município de Curuçá, aponta o secretário. “Na verdade é que nunca se deu muita importância pra isso (ampliação do porto). O que querem fazer é uma meia-sola para incrementar essa atividade. Não sou contra os portos, sei que isso gera renda e empregos e traz divisas para o Estado. Mas a minha preocupação é que a direção da CDP tenha bom senso, visão local. A vida da cidade deve ser planejada. Temos de partir para uma solução definitiva. Espero que qualquer decisão que seja tomada seja boa para todos”.   

CDP

Procurada pelo DIÁRIO para comentar a polêmica decisão, a Companhia Docas do Pará argumentou que a assessora de imprensa da empresa estava viajando e não haveria ninguém para falar sobre o assunto. (Diário do Pará)


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