sábado, abril 14, 2012

Museu da Cerveja em Petrópolis

Depois de férias prolongadas, o blog volta à ativa com uma boa notícia: a inauguração do Museu da Cerveja em Petrópolis no dia 29 de março. A Cervejaria Bohemia, fundada em 1853 por um colono alemão chamado Henrique Kremer, foi a primeira do Brasil e funcionou até 1998.

O museu, instalado na antiga fábrica da Bohemia, é um exemplo de reutilização do patrimônio industrial no Brasil. A expografia baseou-se no tema“Uma saga, uma cidade, uma cervejaria”.


Croqui da fachada da Cervejaria Bohemia revitalizada (www.ambev.com.br)


"A história da mais tradicional e antiga cerveja do país é mostrada com o suporte da alta tecnologia. São diversos painéis interativos, que tornam o passeio mais divertido e facilita o aprendizado dos conteúdos.

A visita começa pela “saga da cerveja”, onde os visitantes conhecem um pouco da história da bebida, desde a sua criação, quase acidental, na Suméria, uma das primeiras civilizações, até os tempos de hoje, numa fase em que a produção é feita em série. Nesse caminho é mostrada a evolução nas técnicas de produção e a expansão do produto pelo mundo, impulsionadas pelas grandes navegações. Neste ambiente também é possível obter informações sobre o consumo e produção de cerveja no Brasil e no mundo.
Em seguida, a visita passa pela “Sala do mestre cervejeiro”, espaço dedicado a contar a história da cervejaria, que se confunde com a própria história da cidade. A visita mostra ainda os ingredientes utilizados na fabricação da cerveja até o processo de transformação. Ao fim, mais interatividade, que é a grande marca do passeio, na sala de estúdio. Lá é possível fazer cartões postais e divulgá-los por redes sociais como facebook e twitter. Os jogos disponibilizados são feitos a partir de uma tecnologia que faz uma leitura dos movimentos corporais e os reproduzem na tela." (Diário de Petrópolis)

Inauguração da fachada em 2010

Além do museu, a fábrica também será reativada. Nas instalações da cervejaria serão produzidas as variantes da Família Bohemia (Pilsen, Escura, Weiss e Confraria) e edições especiais da marca. 

Enquanto isso, outras fábricas de cerveja não tiveram um destino tão feliz

Implosão da Fábrica Brahma em Fortaleza (2010)

Implosão da Fábrica Brahma Rio de Janeiro (2011)

Antiga fábrica da Antarctica Paulista em São Paulo - ver reportagem do São Paulo Antiga


E para conhecer um pouco mais sobre a história da indústria da cerveja no Brasil, recomendamos este post bastante interessante sobre cervejarias brasileiras extintas.




0 comentários:

Postar um comentário