terça-feira, dezembro 04, 2012

Inauguração do Louvre-Lens na antiga região mineira de Nord-Pas-de-Calais


Foi inagurado hoje pelo presidente francês François Hollande uma filial do museu do Louvre na cidade de Lens na região Nord-Pas-de-Calais. O museu, situado sobre o poço de carvão 9-9 bis cuja exploração foi encerrada em 1960, foi pensando como uma ferramenta para promover a revitalização de um território afetado pelo declíneo da mineração de carvão e pela desindustrialização. O Louvre-Lens espera ser o símbolo do renascimento dessa antiga cidade mineira de 35 mil pessoas, onde o desemprego atinge 16% da população. 

O projeto foi realizado pelos arquitetos da agência japonesa Sanaa e é constituído de cinco edifícios discretos e baixos que se estendem por 28.000 m2, sendo 7.000 m2 de superfície de exposição. O museu está circundado de um parque desenhado por Catherine Mosbach, que clui 11 entradas direcionando os visitantes para o museu. Inspirado pelas marcas deixadas no território por séculos de atividade mineradora, o projeto buscou valorizar a memória e história da mineração. Assim, o layout do parque segue o traçado das antigas ligações ferroviárias entre os poços de carvão e a entrada histórica do local e o poço foram preservados.

O novo Louvre-Lens, contemporâneo, sintético e pedagógico, a antítese da visão enciclopédica que define o Louvre em Paris, será aberto ao público no dia 12 de dezembro de 2012.

Para saber mais: 
Site oficial do Louvre-Lens

Informações sobre a região Nord-Pas-de-Calais na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.



François Hollande, diante quadro "La Liberté guidant le peuple" de Delacroix




 




0 comentários:

Postar um comentário