terça-feira, novembro 08, 2011

Edificios industriais estao mais em risco do que qualquer outro tipo de patrimonio, revela o English Heritage

Uma pesquisa realizada este ano pelo  English Heritage (órgão não-executivo do Governo britânico) revela um cenário preocupante em relação à salvaguarda do patrimônio industrial. Edifícios industriais tombados tem três vezes mais probabilidade de estar em risco do que outros tipos de edíficios tombados.


Entre as constatações: 
- Apenas 4% dos edíficios britânicos tombados são industriais;
- Cerca de 10% de edifícios industriais em risco são econômicos para reparar, em comparação com 13% dos edifícios não industriais em risco;
- Aproximadamente 40% dos edifícios industriais em risco podem ter usos benéficos, em comparação com 44% dos edifícios não industriais em risco.

A pesquisa também revelou que os cidadãos valorizam o patrimônio industrial e tem atitudes positivas em relação ao patrimônio industrial: 86% dos adultos na Inglaterra pensam que é importante valorizar e apreciar o patrimônio industrial do país e 80% por cento dos entrevistados consideram sítios do patrimônio industrial tão importantes quanto castelos.


Entretanto, a pesquisa também apontou um grande desafio para os defensores do patrimônio industrial na Inglaterra: os jovens estão menos interessados no patrimônio industrial que pessoas com 55 anos ou mais. 


Os resultados da pesquisa estão disponíveis no site do English Heritage.


Clique aqui para conhecer os sítios industriais protegidos no Reino Unido.


Clique aqui para ler e baixar um kit pedagógico para trabalhar o patrimônio industrial na escola.


Alguns sítios industriais em risco no Reino Unido: 










0 comentários:

Postar um comentário