quarta-feira, novembro 09, 2011

Cervejaria historica vai virar shopping em Ribeirao Preto

O prédio da antiga Cervejaria Antarctica (inaugurada em 1911), localizado no centro de Ribeirão Preto, foi adquirdo por um grupo de investidores e será transformado em um centro de compras.  O projeto, apresentado à prefeitura da cidade na última semana, inclui além do shopping de 300 lojas, prédios comerciais e uma faculdade e deverá será iniciado no próximo ano. A compra não incluiu os equipamentos da cervejaria, que serão retirados do local pelos antigos proprietários em até 180 dias.

A Prefeitura solicitou que a fachada histórica seja preservada no novo empreendimento e que haja um museu da cervejaria no local. Foi também pedido que a antiga fábrica da Cerveja Kaiser,  localizada na mesma avenida, não fosse incluída no projeto. O edifício da Kaiser é tombado pelo patrimônio histórico e abriga o Núcleo de Cinema de Ribeirão Preto - Estúdios Kaiser.

Mais um capítulo do desenvolvimento industrial do Brasil desaparece. Resta esperar que, pelo menos, a fachada seja respeitada e que o projeto do museu se concretize, e que a memória do local seja minimamente respeitada.

2 comentários:

Carolina,

venho agradecer-lhe o empenho e dedicação individuais em relação ao patrimônio industrial brasileiro.
Espero que seus trabalhos e pesquisa do doutorado em terras européias estejam se desenvolvendo da melhor maneira e que em breve possamos conversar e trocar sonhecimentos sobre o tema.

Abraço.

--
Ronaldo André Rodrigues

Olá Ronaldo,
Obrigada pelo apoio. Espero que o blog ajude a divulgar um pouco nossa causa.
A pesquisa está ganhando corpo, ainda bem!
Quem sabe nos veremos em breve no encontro do TICCIH-Brasil?
Abraço.

Postar um comentário