quinta-feira, abril 19, 2012

Maquetes da A Era do Ferro no Pará

Uma iniciativa interessante de resgate da memória associada ao passado industrial é prosposta pelo Jornal Diário do Pará. O Jornal está oferecendo aos seus leitores, gratuitamente, maquetes colecionáveis das estruturas arquitetônicas de ferro de Belém, lembranças de um período próspero da cidade. No total, nove prédios históricos representantes desse período serão retratados.

O projeto faz parte da iniciativa “A Era do Ferro no Pará” [uma realização RBATV e Diário do Pará, com patrocínio da Vale e apoio do Museu da Universidade Federal do Para (Mufpa)], que visa difundir a história da cidade e seu rico patrimônio arquitetônico como forma de conscientização da sociedade. “Trata-se de um amplo programa de educação patrimonial voltado para a população. Atinge o arquiteto, que reconhece a cidade como orgulho; o jovem, que terá mais acesso à história, e as crianças, como meio lúdico” afirma o artista plástico Armando Sobral, coordenador e idealizador do projeto.
(...)
Abre a coleção a maquete de um dos galpões da Companhia Docas do Pará (CDP). Instalados na orla da Baía de Guajará entre 1909 e 1914, os exemplares ocupam quase 2 mil metros de extensão no cais – cada estrutura apresenta 20 metros de largura e 100 metros de comprimento.



Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o projeto “A Era do Ferro no Pará”.


Para saber mais sobre a aquitetura de ferro, recomendamos: 
Beatriz Mugayar Kühl. Arquitetura do ferro e arquitetura ferroviária em São Paulo: reflexões sobre a sua preservação.
Beatriz Mugayar Kühl. Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização: problemas teóricos de restauro.


Maquete do Mercado Ver-o-Peso. Fonte
Mercado Ver o Peso, Belém.  Fonte
Estrutura metálica no Mercado Ver o Peso. Fonte
Coreto da Praça da República, em Belém. Fonte: Arquitetura de Ferro no Brasil (Geraldo Gomes da Silva)
Coreto da Praça da República, em Belém.  Fonte




2 comentários:

Não conhecia esse projeto. Lindo!

Também adorei este projeto. É algo simples, mas que pode ser muito efetivo para trabalhar o patrimônio industrial (e arquitetônico em geral) em sala de aula. Eu acho que esta manipulação das maquetes aproxima os alunos e o patrimônio e estimula sua valorização.

Postar um comentário