quinta-feira, abril 26, 2012

Red Bull House of Art reabilitará antiga subestação da Light


FOLHA DE SÃO PAULO
5/04/2012 - 14h21
NATÁLIA ZONTA
DE SÃO PAULO


Depois de ocupar edifícios antigos na avenida São João, em 2009, e na rua Líbero Badaró, em 2010, o evento Red Bull House of Art, que leva para a região central de São Paulo artistas de várias nacionalidades, escolheu uma antiga subestação da Light, na praça da Bandeira, como palco para suas atividades.

Diferentemente do que ocorreu nas outras edições, todo o edifício será restaurado pela Red Bull para, depois, servir de residência para os artistas.

A marca de energético ainda não definiu uma data para o início do evento, mas já tramita nos órgãos de preservação do município e do Estado o pedido para que as intervenções sejam liberadas. A expectativa é que tudo esteja pronto ainda neste ano.

A antiga subestação, conhecida como Riachuelo, está localizada próxima ao terminal de ônibus da área e fornecia energia elétrica para o centro da cidade. O prédio funcionou até 2004 e até hoje permanece sem uso.

O imóvel é tombado pelo Conpresp, órgão de preservação do município e, por isso, a fachada e a volumetria do prédio devem ser conservadas e qualquer mudança, aprovada.

O Red Bull House of Art teve sua primeira edição no hotel Central, na avenida São João. Na ocasião, dez artistas -- entre brasileiros e estrangeiros-- ocuparam durante um mês o edifício. Depois, no ano seguinte, foi a vez do edifício Sampaio Moreira.

A ocupação na praça da Bandeira deve seguir os mesmos moldes das anteriores: durante a permanência dos artistas será possível visitar os estúdios e participar de atividades relacionadas à área.

Divulgação/ Fundação Energia e Saneamento

Foto histórica da subestação Riachuelo, na praça da Bandeira, na região central de São Paulo, que será restaurada neste ano


0 comentários:

Postar um comentário