sexta-feira, junho 15, 2012

Chamada para publicação


A política dos especialistas: técnicos e tecnocratas nos tempos modernos


Chamada para submissão de artigos para publicação da Editora Unicopli


A nova coleção da história contemporânea publicada pela Editora Unicopli tem como objetivo explorar, numa perspectiva supranacional, novas correntes historiográficas e novas abordagens metodológicas. No mundo pós-moderno, caracterizado pela "liquidez", mesmo o estudo da história não deve se limitar a uma análise detalhada no tempo e no espaço, mas deve adotar uma visão complexa que leva em conta as contribuições de economia, sociologia, antropologia, arte visual, bem como literatura. A nossa ambição é mostrar ao leitor as várias formas de "fazer" e "ler" a história, a fim de abrir um debate sobre o novo curso de investigação histórica.

O primeiro livro da coleção é dedicado às elite técnicas que desempenharam um papel fundamental nas políticas dos Estados nacionais no século XX. Ciências sociais, especialmente sociologia e ciência política, amplamente estudaram essas figuras políticas e sócio-profissionais, com foco em gestão pública em os EUA e as políticas econômicas neoliberais dos anos 1980 na América Latina. 

A nova coleção tem como objetivo promover uma reflexão histórica sobre o tema, iniciando um debate sobre as categorias de "técnicos" e "tecnocratas" e, ao mesmo tempo, explorando as diferentes formas de tecnocracia e a presença de técnicos na política europeia e extra-europeia. Preferência será dada a estudos sobre os mecanismos de legitimidade política dessas elites e sua contribuição para a evolução política e econômica em países afetados por suas ações.

Os ensaios escolhidos para publicação podem se referir a três tipos de temática: 1) Figuras técnicas e tecnocratas, 2) os modelos políticos e econômicos de desenvolvimento que foram propostas por esses atores, 3) as interações entre especialistas locais e especialistas internacionais.

A língua prevista a publicação é italiano, mas os textos podem ser escritos em Inglês, Francês, Espanhol e Português. O comitê editorial realizará a tradução em italiano. Os textos não devem exceder 30.000 sinais, incluindo espaços e notas de rodapé.


Datas importantes:
15 de agosto de 2012: envio de propostas de ensaios.
15 de setembro de 2012: notificação do Comité Científico.
15 de dezembro de 2012: para a apresentação do texto integral.
Primavera de 2013: a publicação do livro.






0 comentários:

Postar um comentário