segunda-feira, junho 04, 2012

Diário de São Paulo: Demolição de prédio industrial na Mooca

Tombamento tardio deixa de preservar patrimônio


Diário de São Paulo
03/06/2012 20:50
FABIO PAGOTTO
fabio.pagotto@diariosp.com.br

A Mooca, na Zona Leste, foi um dos primeiros distritos industriais da cidade. Pelo bairro ainda existem prédios das fábricas, alguns dos últimos representantes da arquitetura industrial do início do século 20.

Na última década, esses galpões foram disputados pelas construtoras, interessadas nos terrenos, os últimos na cidade com tamanho suficiente para receber grandes projetos de condomínios.

Esse foi o caso do conjunto de prédios industriais entre os números 680 e 828 da Rua Borges de Figueiredo, onde funcionaram desde 1910 depósitos e uma metalúrgica das Indústrias Matarazzo, a fábrica de bolachas Société Établissements Duchen e a Companhia Fiat Lux.

As Indústrias Matarazzo foram o maior complexo industrial da América Latina, até sofrer uma crise nos anos 1970 e pedir concordata na década de 1990. Abandonado há dez anos, o complexo foi adquirido pela Incorporadora Bellatrix e abrigará um condomínio da Construtora PDG. O Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo) abriu processo para tombar os galpões em 2007, mas apenas em janeiro deste ano o tombamento foi aprovado.

A demora na aprovação do tombamento permitiu que os prédios, patrimônio histórico, fossem derrubados legalmente pela construtora. Restaram apenas parte de um dos galpões, muros de fecho voltados para a linha férrea que passa ao lado do terreno e uma chaminé datada de 1911.


Parte do mesmo conjunto arquitetônico, outros prédios do entorno foram tombados em reunião do Conpresp de 17 de julho de 2007, a tempo de escapar da voracidade das incorporadoras. Foram preservados os conjuntos de edifícios dos números 300 ao 510 e do 944 ao 1.358 da Rua Borges de Figueiredo. Apesar de já estar sendo considerado para ser tombado, o conjunto dos números 680 a 828 permaneceu sob estudo, segundo a ata da reunião do Conpresp.

Descaso/ “É um crime derrubarem a memória da cidade. Lembro-me de quando ali era depósito da rede de supermercados Superbom, dos Matarazzo”, disse o comerciante João José Spinola Câmara, de 58 anos, morador da Mooca há 37 anos.
“Quando ficou abandonado, o lugar servia de abrigo para ladrões e mendigos, além de ratos e baratas. Diante do descaso com o prédio histórico, talvez seja melhor que façam algo novo ali”, lamentou o coordenador de produção José Carlos de Alencar, de 58 anos, que trabalha no bairro há 20 anos.

Por meio de nota, a construtora PDG afirmou obedecer as leis de tombamento em suas obras. “A empresa segue todas as diretrizes sugeridas pelo Conpresp ao incorporar um empreendimento.”
Também em nota, a Prefeitura afirmou que a demolição dos prédios históricos foi legal. “Quando o processo de abertura de tombamento foi aberto já havia algumas alterações. Como isso ocorreu antes da abertura, não há irregularidade”, informou a Prefeitura.





0 comentários:

Postar um comentário