sábado, janeiro 26, 2013

Chamada de artigos: Revue de la culture matérielle


Revue de la culture matérielle (RCM) procura artigos para uma edição especial: A Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

A Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, ratificada em 2003, define Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) como "as práticas, representações, expressões, conhecimentos, habilidades - bem como os instrumentos, objetos, artefatos e espaços culturais a ele associados - que as comunidades, os grupos e, se for o caso, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural". Patrimônio cultural imaterial também pode ser definido simplesmente pela expressão "tradições vivas". Em todo o mundo, os membros da comunidade acadêmica e os museus desempenham um papel cada vez mais importante no estudo, conservação e sustentabilidade do Patrimônio Cultural Imaterial. Portanto, RCM está prestes a publicar uma edição inteiramente dedicada ao patrimônio cultural imaterial. 

Temas de interesse:
  • Como o patrimônio cultural imaterial podem desempenhar um papel no desenvolvimento econômico sustentável?
  • O papel do patrimônio cultural imaterial na formação da identidade das comunidades, regiões e países?
  • O papel do patrimônio cultural imaterial na preservação e sustentabilidade ambiental?
  • As implicações políticas em torno do patrimônio cultural imaterial em países que assinaram a Convenção e os que não assinaram
  • O patrimônio cultural imaterial e educação
  • Patrimônio Cultural Imaterial e turismo sustentável

Textos sobre outros aspectos do patrimônio cultural imaterial também são bem vindos.

O prazo para envio de resumos é 31 de Maio de 2013.

RCM é uma revista acadêmica bianual cujos artigos são peer-reviewed, sob responsabilidade da Cape Breton University Press. MCR publica artigos originais, relatórios e notas de pesquisa, bem como resenhas de livros, exposições e locais históricos em Inglês e Francês. Os editores incentivam alunos de pós-graduação e estudiosos, em qualquer fase da sua carreira, bem como profissionais e historiadores do mundo da arte e do museu, bem como pesquisadores independentes, com um interesse na cultura material, a apresentarem seus trabalhos.

Resumos, manuscritos ou perguntas devem ser enviados para: <mcr_rcm@cbu.ca>

Para mais informações sobre a submissão de artigos, clique aqui.



0 comentários:

Postar um comentário