terça-feira, fevereiro 12, 2013

Chamada de artigos: I Encontro Anual Indústria, História, Património

I Encontro Anual Indústria, História, Património
Universidade Nova de Lisboa
18,  19 e 20 de Abril de 2013

Call for papers
A RIHP – Rede Indústria História e Património, constituída em Novembro de 2012, reúne unidades de investigação e outras entidades e investigadores interessados nos domínios genericamente sintetizados sob a designação Indústria, História, Património. 
A RIHP pretende constituir um espaço, aberto e plural, de reflexão e debate interdisciplinar e visa promover o desenvolvimento de actividades de instituições, organizações e indivíduos, portugueses e de outros países, que se interessam pela indústria enquanto realidade social global determinante na história do mundo contemporâneo, nomeadamente na sua relação com o desenvolvimento económico e social, compreendendo o património cultural imaterial e material (tecnologia e saber-fazer técnico, práticas sociais e culturais, infraestruturas, construções, equipamentos e objetos, sítios e paisagens) que lhe está associado.
A RIHP mantém, entre outras acções destinadas a concretizar os objectivos enunciados, (i) criar uma plataforma digital conjunta, compreendendo a apresentação dos membros da rede, à disponibilização de conteúdos relativos ao âmbito temático a que está dedicada e à promoção e divulgação das actividades empreendidas; (ii) realizar um encontro anual, tendencialmente em Abril, dedicado à apresentação e partilha de estudos no domínio da História, Indústria, Património. 
O I Encontro Anual Indústria, História, Património realizar-se-á nos dias 18, 19 e 20 de Abril de 2013, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.  Este Encontro internacional pretende ser um fórum de discussão aberto e pluridisciplinar, dedicado à apresentação de estudos no domínio da história da indústria enquanto realidade social global, compreendendo o património material e imaterial (tecnologia, saber-fazer técnico, práticas sociais e culturais, infraestruturas, construções, equipamentos e objectos, sítios e paisagens).
O I Encontro Anual Indústria, História, Património incluirá uma visita guiada que se realizará no dia 20 de Abril e cujo programa será divulgado brevemente.
Convidam-se todos os investigadores a participar neste Encontro, que procurará reflectir sobre a problemática da industrialização e das dinâmicas de articulação entre história, indústria e património, considerando o contexto político, económico, social, cultural e geográfico em que se inserem.
O Encontro reúne intervenções proferidas por conferencistas convidados e a apresentação de comunicações submetidas através de call for papers.
A selecção das propostas será orientada pelo propósito de garantir o máximo de qualidade e diversidade dos trabalhos.
Submissão de propostas: 7 de Janeiro a 15 de Março de 2013
Data de comunicação do resultado da submissão: 1 de Abril de 2013
Enviar: título da comunicação, resumo (700 palavras), afiliação e currículo académico (1 página)
Línguas do congresso: Português, Espanhol e Inglês
Cada comunicação terá a duração de 20 minutos (duração que poderá diminuir em função do número de propostas selecionadas por forma a permitir um maior equilíbrio entre painéis).

Para saber mais, clique aqui
 

0 comentários:

Postar um comentário