Rio Tinto é uma "company town" (cidades-empresa) construída para abrigar a Companhia de Tecidos Rio Tinto (CTRT), fábrica têxtil de algodão, e seus trabalhadores. A cidade foi fundada pela família Lundgren em 1917 e foi inaugurada em 1924 em uma área então isolada do estado da Paraíba.
A unidade central de produção era garantida pela organização e controle de seus parâmetros externos: casas Lundgren, escolas Lundgren, estádios Lundgren, cinemas Lundgren, clubes recreativos Lundgren, e até uma igreja Lundgren! Eles também controlavam o cenário político local: quando os próprios Lundgrens não ocupavam o cargo de prefeito ou de deputados, essas posições eram preenchidas por amigos ou pessoas que trabalhavam para eles.
É importante ressaltar que, embora a construção de cidades-empresa tenha sido um fenômeno típico da industrialização brasileira, a Rio Tinto se destaca pelas suas dimensões: ocupava 600 km2 de terra e tinha uma população de quase 20.000, incluindo trabalhadores das fábricas e suas famílias.
(Carolina Lucena Rosa)
0 comentários:
Postar um comentário