domingo, maio 13, 2012

Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo

Dissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Aberta
Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo
Martins, Cristina Maria Fonseca




Resumo:
A educação patrimonial constitui o processo de ensino e aprendizagem que medeia o sujeito e o objecto de conhecimento: o património. Na Covilhã, o património industrial tem um significado particularmente marcante devido à importância que a actividade dos lanifícios teve para a cidade e para a sua população durante séculos. Os testemunhos materiais daquela actividade continuam visíveis na paisagem, mas perdem sentido para os mais jovens por se encontrarem afastados, temporalmente, da realidade económica que outrora mobilizou a cidade. Conhecer, valorizar e divulgar os testemunhos do património industrial dos lanifícios, compreende acções de sensibilização e defesa do património que devem ser iniciadas nos mais jovens. Aliar o ensino formal ao ensino não formal e informal, articular a aprendizagem em contexto de sala de aula com o contacto directo das fontes e desenvolver actividades estimulantes e enriquecedoras com os jovens na descoberta do meio onde vivem, fomenta a prática de uma cidadania activa em prol da salvaguarda do património e da memória e identidade colectivas.

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