Beatriz Mugayar Kühl*
RESUMO: No texto são abordadas questões relacionadas ao patrimônio industrial, iniciando-se pelas próprias definições relativas à arqueologia industrial e ao patrimônio industrial e suas implicações do ponto de vista teórico-metodológico na conformação de um campo temático necessariamente interdisciplinar. Depois, são tratados temas ligados à preservação, analisando-se as razões pelas quais bens culturais são preservados e a consequência disso para bens resultantes do processo de industrialização.
Palavras-chave: patrimônio industrial, preservação, restauração.

Keywords: industrial heritage, preservation, restoration.
* Arquiteta formada pela FAU-USP (1988), com especialização e mestrado em Preservação de Bens Culturais pela Katholieke Universiteit Leuven (1989-92), Bélgica, doutorado pela FAU-USP (1993-6)
e pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” (2001-5). Desde 1998 é professora do Dep. de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP, no qual se dedica às disciplinas de
História da Arquitetura e de Preservação, tanto na graduação quanto na pós-graduação. É autora dos livros Arquitetura do ferro e arquitetura ferroviária em São Paulo (1998) e Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização: problemas teóricos de restauro (2009), este último, fruto da tese de livredocência defendida em 2006. E-mail: bmk@usp.br.
0 comentários:
Postar um comentário